top of page

1934, Vila Real, o "I CIRCUITO DE MOTOS"


Foi em 1934 que, pela primeira vez se realizaram corridas de motos no Circuito de Vila Real. Ainda que no cartaz vilarealense a prova de motos aparecesse em segundo plano em relação à prova de automóveis, deve salientar-se que, nessa altura, em Portugal, as provas de motociclismo gozavam de maior popularidade e de maior número de praticantes do que as provas de automobilismo.

Pelo facto de no mesmo fim-de-semana se realizarem corridas das duas modalidades (motos no Sábado e automóveis no Domingo) a organização esteve a cargo do MOTO CLUB DE PORTUGAL em estreita colaboração com o AUTOMÓVEL CLUBE DE PORTUGAL (que teve a seu cargo a cronometragem).

Apesar de existirem duas classes em luta (Corrida e Sport), disputava-se apenas uma corrida em que as motos de Corrida tinham que cumprir 20 voltas e as Sport apenas 15 voltas!!!...

Não existiam treinos oficiais e, portanto, a grelha de partida era em linha...

7 pilotos (4 em Corrida e 3 em Sport) marcaram presença. Todas as motos eram de 500cc e de origem inglesa (NORTON, ROYAL ENFIELD, RUDGE ou SUNBEAM).

Na corrida, o primeiro comandante foi Ângelo Bastos (nr 1, Corrrida), perseguido por Alexandre Black (nr 2, Corrida) e no encalço deste António Quartim (nr 3, Corrida), Francisco Bastos (nr 4, Corrida), Augusto Almeida (nr 7, Sport), Jaime Campos (nr 6, Sport) e José Campina (nr 9, Sport). À quarta volta, Ângelo Bastos apareceu com a moto à mão na zona reabastecimento com problemas mecânicos, verificou-se também que terá utilizado a versão mais curta do circuito (em uso até 1932) por forma a chegar mais rápido às boxes. Por este motivo, foi ponderada a sua desclassificação, no entanto o Director de Prova (Conde de Fontalva) optou por penalizá-lo em duas voltas, de qualquer das formas, o tempo perdido com a assistência que a sua moto necessitou, afastou completamente a hipótese de recuperação.

Entre as Sport, José Campina desistiu com problemas e Jaime Campos e Augusto Almeida lutaram até à linha de chegada, tendo-se imposto o primeiro com apenas 0,60 segundos de vantagem.

Nas motos de Corrida, Black acabou por ser um vencedor sem grande oposição (após os problemas de Ângelo Bastos), seguido a mais de 3 minutos por Francisco Bastos e (a mais alguns) por António Quartim.

A volta mais rápida foi estabelecida por Ângelo Bastos em 4m53s à média de 88,2910 km/h.

A entrega de prémios realizou-se na Câmara Municipal e os mesmos foram entregues por Emídio Roque da Silveira (o Presidente do municipio, na altura, em exercicio). O primeiro prémio consistia numa taça e 3.500$00!

Corrida

1º Alexandre Black - Portugal - NORTON - média de 85,0160 km/h

2º Francisco Bastos - Portugal - RUDGE

3º António Quartim - Portugal - SUNBEAM

Sport

1º Augusto Almeida - Portugal - RUDGE - média de 83.6010 km/h

2º Jaime Campos - Portugal - ROYAL ENFIELD

bottom of page